• Menu
  • Menu
mala de mão

Viagem de avião com bebê e crianças. O que levar?

Início » Blog » Viagem de avião com bebê e crianças. O que levar?

Viagem de avião com bebê e crianças: o que levar e o que esperar. Dicas de entretenimento a bordo e escolha de assento.

É impossível falar que uma viagem de avião com bebê e crianças é sempre tranquila. Na verdade nunca sabemos como vai ser durante o voo, mas, com certeza, fazemos de tudo para que ele seja leve. E, saber o que levar a bordo fará toda a diferença na sua viagem. É sobre isso que falaremos aqui.

O que levar na mala de mão numa viagem de avião com crianças pequenas

A medida que vamos ficando mais “rodados” (por aqui já são mais de 170 horas “voadas” com as crianças), as nossas malas vão diminuindo e ficando mais inteligentes. Então, se você quiser pular a etapa do halterofilismo da sua vida de viajante com crianças, anote essas dicas que irão te poupar muito muque.

Independente da duração do voo, uma mala de mão bem feita é meio caminho andado para o sucesso dessa parte da aventura (os outros 50 % são sorte mesmo).

Lembre-se que a mala já começa com a roupa que você escolhe para viajar, então, dê preferência para peças confortáveis e quentinhas. Serão algumas horas sentados (ou andando…) e o ar condicionado do avião normalmente é bem geladinho, então, nada melhor do que se sentir (um pouco) confortável.

Assim, depois de escolhido o aerolook, vamos ao “recheio” da mala!  

Voo Kuala Lumpur - Singapura
Voo de Kuala Lumpur (Malásia) para Singapura

O que não pode faltar na mala de mão numa viagem de avião com bebê e crianças pequenas:

Depois de tantas viagens de avião com bebê e crianças pequenas, conseguimos chegar numa mala de mão na medida certa, com os itens necessários e aqueles para eventuais imprevistos. São eles:

  • uma troca de roupas completa para cada um da família, inclusive para os adultos. Acredite, imprevistos acontecem e eu já tive que entrar, feliz, no Alaska de short e camiseta. Num voo Havai – Alaska, aconteceu um número 2 devastador no meu colo e por sorte tinha a roupa de praia na mala de mão). 
  • assentos sanitários descartáveis
  • álcool gel e lencinhos desinfetantes
  • “kit farmacinha” (termômetro, antitérmico, analgésico e medicamento que a criança esteja fazendo uso. Neste caso, pense também num eventual extravio de bagagem). Lembre-se que todos os medicamentos deve estar acompanhados da receita médica
  • “kit de lavar mamadeira”, com detergente (frasco pequeno) e escovinha
  • saco esterilizador portátil (se for o caso)
  • um travesseiro inflável (caso o bebê não possua assento próprio, servirá como cama, ficando sobre as pernas dos adultos).
  • uma manta
  • garrafinha de água (de rosca): se a garrafa não estiver vedada, com apressão, pode acabar vazando água

Além desses itens, citamos algumas peculiaridades por faixa etária

Durante o voo

Viagem de avião com bebê de até 3 meses

Até os 3 meses, a viagem de avião com bebê é mais tranquila. Os bebês, até essa idade, costumam dormir boa parte do tempo. E isso, normalmente, se mantém durante o voo.

A dica nessa fase é amamentar o bebê (no peito ou mamadeira) durante os pousos e decolagens, para evitar uma eventual dor de ouvido, causada pela diferença de pressão.

Como eles ainda não interagem muito ativamente, não há a necessidade de se preocupar com brinquedinhos e distrações a bordo.

Viagem de avião com crianças de 3 meses até 3 anos

A partir dos 3 meses, a viagem de avião com crianças fica mais “animada”. O bebê já está mais ativo, curioso e fica mais tempo acordado.

Dessa fase em diante, até mais ou menos 3 anos, a maioria dos pequenos vão querer explorar o ambiente e se divertir dentro do avião. E, ainda, eles não costumam se entreter sozinhos e nem ficam por muito tempo na mesma “atividade”. É a fase que demanda mais a atenção dos pais.

A dica aqui é: além da amamentação nos pousos e decolagem, leve para a viagem bastante diversão! Brinquedos pequenos e não barulhentos, bloquinho de desenhos, lápis de cor, massinha, e, para os adeptos das telas, um tablet (ou o celular) – com fone de ouvido – recheado de desenhos animados. Ah, o fone de ouvido distribuído a bordo não serve nas crianças pequenas, leve um fone infantil. Comidinhas (frutas, biscoito, suco) e guloseimas além de alimentar, também ajudarão a “ocupar” a criança.

Muita gente não sabe, mas você pode levar comida caseira para o seu bebê (até 2 anos) se alimentar durante o voo, em quantidade compatível com a duração do voo (incluindo as escalas).

Viagem de avião com crianças maiores de 4 anos

A medida que as crianças vão crescendo, a viagem de avião vai se tornando mais divertida e o “trabalho” vai diminuindo. A partir dos 4 anos, as crianças já lidam muito melhor com esse “confinamento” temporário e com as regrinhas de manterem-se sentados e com os cintos afivelados.

Também, já se entretém sozinhas e por mais tempo. Mas não se esqueça: ainda são crianças! Então, os livrinhos (de ler, de colorir, de atividades), canetinhas, joguinhos, tablet (e fone de ouvido infantil), comidinhas e guloseimas, ainda fazem parte da mala.

Regra geral, não é permitido que você embarque nos voos com líquidos e pastosos para o consumo das crianças (maiores de 2 anos), com exceção às dietas especiais, é claro. Leite, por exemplo – líquido ou em pó). Mas, dependendo do agente que irá inspecionar sua bagagem no raio-x, pode até passar alguma coisa, tipo um suco, iogurte, etc (mas não conte com a sorte).  

Além de saber o que levar a bordo numa viagem de avião com bebê e crianças, a escolha dos assentos na aeronave também pode melhorar muito a experiencia no voo. Clique aqui para saber qual é a nossa estratégia na escolha dos assentos.

Atenção para o mais importante

O mais importante: antes de viajar com os pequenos, consulte o pediatra da criança/bebê e veja com ele se a criança está apta a viajar e/ou receber alguma recomendação específica.

Ah, e não se esqueça de solicitar a refeição “especial” para a criança ligando para à cia aérea (é gratuito e, normalmente, pode ser solicitada até 72 horas antes do voo). Além da comida ser para um paladar mais “infantil”, ela vai ser entregue antes das demais, e você vai poder ajudar a criança mais tranquilamente.

E, por último, mas não menos importante, numa viagem de avião com bebês e crianças, tenha sempre em mente que o avião “logo” vai pousar… e dias de muita diversão, num destino incrível, os aguarda! 

 

Booking.com Viaje Conectado

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *