Como montar um roteiro de viagem com crianças e minimizar os imprevistos.
Fazer o roteiro para o nosso ano sabático em família foi um grande desafio. Trabalhamos duro, dia e noite, por cerca de 2 meses. Afinal, com duas crianças a bordo, nosso objetivo era sair do Brasil já com os primeiros 6 meses de viagem detalhado e contratado.
Decidir para onde ir, onde ficar, o que fazer e quando fazer, demanda muita, mas muita pesquisa. E encaixar tudo isso no orçamento é um grande desafio.
Primeiro escolhemos nossos destinos dos sonhos, depois fomos estudando a viabilidade de cada um.
Maldivas, África do Sul, por exemplo, tiveram que ficar de fora dessa vez… Mas Japão, China, Havaí, Alaska, Escandinávia, Emirados Árabes e outros incríveis destinos fizeram parte da nossa viagem dos sonhos!
Segurança Pública
Segurança pública é o primeiro pré-requisito para um destino entrar no nosso roteiro numa viagem com as crianças. Seja para um ano sabático, seja para uma viagem de férias.
Depois que os filhos nascem a gente fica mais receoso… ou seria ajuizado mesmo?! Fato é que, no nosso ponto de vista, ja vivemos em um pais onde temos nossa liberdade, de certa forma, cerceada. Andar nas grandes cidades atento com uma possível violência, é inevitável. Então, quando viajamos, vamos em busca de uma vida mais leve, livre e solta.
Gostamos de viver os destinos por onde passamos. Usar o transporte público, conhecer os mercados, participar da cultura local. E isso não seria possível se houvesse algum risco, principalmente para as crianças. Por isso, para destinos que demandam certo cuidado, preferimos aguardar as crianças crescerem mais um pouco.
Segurança Sanitária
A segurança sanitária também foi decisiva na escolha dos nossos destinos. Numa viagem com crianças, principalmente bebês, essa avaliação é de grande importância, para evitar surpresas desagraveis.
Muitos lugares incríveis, principalmente na Ásia, não possuem saneamento básico e a qualidade da água é duvidosa.
Confesso que não seria um graaande problema, caso não estivéssemos com um bebe a bordo. Mas o Tatá estava no auge da sua fase oral (com apenas 1 ano e 4 meses) e chupava dedo. Enfim, seria um pouco tenso e a possibilidade de problema intestinal poderia frustras os planos seguintes.
Clima e crianças a bordo
Saber o clima do destino é imprescindível para alinhar suas expectativas. Sol, chuva, calor e frio… é sempre bom estar preparado. Principalmente quando estamos viajando com crianças.
Viajar para um lugar no verão é completamente diferente de viajar no inverno.
Nós gostamos das duas épocas! A neve é uma novidade inesquecível para as crianças (para os adultos também)! Elas aproveitam muito! E, com roupas adequadas, não morrem de frio!
Mas o verão, na minha opinião, proporciona uma liberdade muito maior! E uma mala muito menor!
No sabático, nós escolhemos seguir o sol! Com exceção do Japão, que tivemos que antecipar por conta do visto (que obriga você a entrar no país em até 90 dias depois de emitido) e da Lapônia (que nem no verão deve fazer calor), o sol nos acompanhou até no Alasca!
Particularidades
As particularidades de cada destino também devem fazer parte da pesquisa para montar o roteiro de viagem com crianças !
Festividades, acontecimentos religiosos, eventos, shows, o que acontece no destino durante sua passagem por lá, pode influenciar diretamente na sua experiencia, seja positiva ou negativamente.
Por exemplo: fomos no Japão na época das famosas cerejeiras, estávamos no Canadá no Canadá Day (1 de Julho) e nos EUA no Independece Day (4 de Julho), saímos dos Emirados Árabes antes que o ramadã começasse, fomos surpreendidos com alguns pequenos eventos culturais locais, etc.
Montar um roteiro de viagem com crianças é montar um grande quebra-cabeça
Montar esse quebra-cabeça não foi fácil, mas extremante prazeroso!
Mesmo com todo planejamento, tivemos um imprevisto que se transformou numa grata surpresa! Clique aqui
Quer saber qual foi o nosso roteiro? Clica aqui
Quer fazer um sabático e não sabe por onde começar? Clica aqui, que a gente te ajuda!
Deixe seu comentário